Facilitador: Edmilson da Silva Santana Júnior
Atividade: Oficina de arte: Estimulando a autonomia por meio da arte.

Projeto: Direito a Ter Direitos – Fomento FMS  047/2020

Objetivo: A Associação Phillipe Socias da Comunidade Nova Aliança realizou uma atividade ocorrida no dia 12/05. A atividade teve como objetivo proporcionar entretenimento, reflexão e ampliação do universo informacional, cultural e social dos usuários, além de momentos de convivência e interação entre os mesmos e a equipe, visando o trabalho individual e em grupo, a fim de proporcionar tanto autonomia quanto processo empático, estimulando a troca e a construção de ideias por meio da arte, garantindo assim máxima autonomia, trabalhando não apenas o lado criativo, mas também o social, físico, individual e cultural.

Foi explanado sobre a importância da autonomia, trazendo reflexões acerca da mesma. Após isso a equipe deu exemplos de como montar um repente, onde eles puderam trazer e fazer descrições sobre suas vivências tal quanto suas trajetórias de rua, fosse por meio da escrita ou através de desenhos. Dando continuidade foi pensando na criação de instrumentos musicais feitos com materiais utilizados no cotidiano dos usuários, tais como copos descartáveis, farinha, arroz e fita durex. Os usuários foram conduzidos e orientados na elaboração desses instrumentos (tipos de chocalhos) e em seguida convidados a frente para citarem seus repentes. A atividade foi elaborada com técnicas psicomusicais ativas afim de conseguirem expressar a imitação, a sincronização e a incorporação, utilizando o comportamento musical como tema para improvisação e/ou composição pessoal. Desta maneira, cada usuário pôde trazer a importância de sua participação no contexto social a fim de ampliar sua autonomia, assumindo a responsabilidade de suas falas e ações, assim como compartilhando e auxiliando ao próximo como figura de apoio e empatia.

“Essa música chama-se: Que Amor é Esse, da Luma Elpidio. Ela tem um significado muito importante na minha vida, pois foi a música que minha irmã cantou antes de seu falecimento e era a música preferida dela. E um dos trechos que mais mexe comigo é: Tu me dás a paz que excede todo entendimento humano, e quando eu planejo me mostras que é bem melhor o seu plano. Com misericórdia me cobres, derramando graça em mim. Eu desconheço um outro amor assim. Que amor é esse? Graça incalculável. Não tem interesse, não quer nada em troca, tua vontade é boa, perfeita e agradável para mim”.”

A música foi cantada a capela pela usuária: Nice Gomes.